quinta-feira, 17 de março de 2011

Reportagem do Projeto: Escola. Espaço Especial de Convivência

Reportagem do Projeto
ESCOLA. ESPAÇO ESPECIAL DE CONVIVÊNCIA

Q
uando a criança tem o direito de expressar-se, ocorre o diálogo. E é mediante esse diálogo que permite a nós professores avaliar a criança, avaliar a se mesmo, na qualidade de mediador observando e refletindo sobre suas ações em relação ao papel de educador. Dessa forma ambos crescem juntos viabilizando um amadurecimento de compreensão na convivência escolar, tecendo uma aprendizagem qualificada.
Como afirma os Parâmetros Curriculares em Ação (PCNs)

A escola além de ser um setor educacional é também um espaço importante para a prática da convivência, da ética e da cidadania, uma vez que, a criança inicia sua caminhada social por meio da convivência escolar assim encontra as referencias para a sua socialização com o mundo circundante nas relações futuras.

Veja o que acontece quando se trabalha com um projeto visando melhoria na convivência escolar.
Fotos e Fatos
Nos trabalhos
Ou brinquedos
Procuramos sempre a paz.
Repartindo as nossas coisas, um bom dia assim se faz.




Uma boa convivência escolar é viver em união, ter responsabilidade, respeitar o próximo, é viver em amor e ter amor pelo que faz. Quando tudo isto acontece junto ao diálogo, podemos então dizer que estamos no caminho de uma Educação de Qualidade.

Ações

ESCOLA. ESPAÇO ESPECIAL DE CONVIVÊNCIA

Ficha do SQA
Tempestades de Ideias
O Que Sei?

·         Respeitar os colegas;
·         Evitar xingamentos e não bater nos colegas;
·         Evitar problemas na escola;
·         Falar sempre a verdade;
·         Cumprir com os monitoramentos e as tarefas da escola;
·         Fazer as lições de casa;
·         Não quebrar as carteiras;
·         Demonstrar amor e carinho;
·         Perdoar as pessoas;

O Que Quero Aprender?
·         Amar e respeitar as pessoas que nos maltratam;
·         Cultivar uma boa amizade;

O Que Fazer para aprender?
·         Ser sempre amigos;
·         Ajudar os colegas que tem dificuldades de aprender as coisas;
·         Apoiar as pessoas;
·         Desenvolver a leitura e a escrita.

+
Diálogo – Participação Ativa – Reflexão
                                       
Aguardar a vez de falar.

Obs. Dados da ficha realizados com participação direta dos alunos.


Local da ocorrência:
Escola Municipalizada Antonio Fraga
Santo Antonio de Jesus - Ba

Um comentário:

  1. Ebira minha linda, se posso assim chamá-la!

    Gostei muito da sua reportagem. Esses combinados são de suma importância para que os alunos saibam respeitar um ao outro. Na verdade são as ãções desenvolvidas no projeto.Trabalhar em sala de aula com esse tipo de projeto miniminiza os problemas enfrentados por nós na sala de aula e levanta a auto estima desses pequenos grandes alunos.
    Bjs e parabéns,

    Diva

    ResponderExcluir